Intolerância-a-lactose.-Aprenda-como-se-reeducar

Lactose por que evitar ?

Quem acha difícil viver sem leite, deve observar os sinais do organismo. Pesquisas indicam que 70% da população adulta brasileira tem algum grau de intolerante à lactose, o açúcar do leite.

Sintomas causadas pela lactose

Na infância o leite é um alimento importante, principalmente o materno mas com o passar do tempo a produção de lactase, a enzima responsável pela quebra do açúcar do leite diminui. Sem ela, a lactose não consegue ser digerida e acaba acumulando, fermentando no intestino, o que causa retenção de líquido, gases e até diarreia.

Esses sintomas diminuem bastante ao cortarmos o leite do dia a dia. Também não resolve trocar o integral pelo desnatado, pois o que se retira dele é a gordura, e não o açúcar. Além dos compostos químicos encontrados em amostras UHT como água oxigenada, soda caustica ou álcool.

De qualquer maneira, é bom fazer um teste: eliminar por um tempo (30 dias) e se voltar a incluí-lo no cardápio, observe como seu organismo reage.

Opções para beber como leite

Hoje muitas são as opções para escolhermos para beber (como leite de amêndoas, de coco por exemplo). Se você decide consumir o leite, esteja assumindo que é porque de alguma forma “gosta”, NÃO porque precisa, ou é bom para sua saúde!

Boas fontes de cálcio

São boas fontes de cálcio, por exemplo, verduras verdes escuras, legumes e leguminosas. Invista em brócolis, espinafre, sementes (como gergelim, linhaça e chia), tofu, lentilha, grão de bico e ervilha!

Leia mais…

Perigo do alumínio para a saúde