O peixe e os frutos secos têm gorduras benéficas. O feijão, a soja e as nozes são ricos em nutrientes essenciais para o funcionamento dos neurónios
A química cerebral envolvida na memória depende muito da dieta. Um bom exemplo é a acetilcolina. tem um nome estranho, mas é essencial para o processo de memorização: funciona como um mensageiro químico natural de comunicação entre os neurónios. Ora, para fabricar este componente, o organismo precisa de matéria-prima, que é a colina, um nutriente que se encontra em vários alimentos vegetais como a soja, o feijão e frutos secos (um exemplo são as nozes) e ainda em produtos de origem animal, principalmente nos ovos.
Também aqui os ácidos gordos ómega-3 são elogiados pelos especialistas, porque ajudam a preservar a actividade cerebral. “Não só favorecem a criação de novo neurónios como protegem os já existentes, incorporando-se nas membranas das células nervosas que formam os circuitos neurológicos responsáveis por funções como a memória, explica o neurologista Greg Cole, investigador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Outros estudos desvendaram novas oportunidades na soja – este alimento estimula o hipocampo cerebral, precisamente a parte do cérebro responsável pelos mecanismos.
A REGULARIDADE das refeições também é um factor importante, como sublinha Patrícia Nunes, dietista do Hospital de santa Maria, em Lisboa: “Para garantir um bom desempenho mental é importante, principalmente em épocas de exames, por exemplo, evitar jejuns prolongados, não estar mais de três horas durante o dia sem comer.” E também recomenda o consumo de fruta, vegetais e frutos secos.
Os alimentos ricos em vitamina E, como o abacate, são igualmente indicados pelos especialistas. A maçã tem compostos que combatem os radicais livres, estimula a memória e protege as membranas celulares envolvidas nos impulsos nervosos (através da quercitina). A revista científica The Lancet publicou recentemente alguns estudos que mostravam que os alimentos ricos em ácido fólico (como os cereais integrais: pão, arroz integral e flocos de pequeno-almoço) ajudam a evitar o declínio cognitivo. Num estudo que demorou três anos, a investigadora Jane Durga, da Universidade Wageningen, na Holanda, mostrou que quem tomava alimentos com esta substância apresentava melhores condições de memória, velocidade de processamento de informações e fluência verbal.
Sugestões:
-
Salmão, sardinha e cavala
-
Soja
-
Abacate
-
Feijão, grão-de-bico e ervilhas
-
Maçã
-
Nozes, Avelãs e amêndoas
Comer uma vez por dia ao almoço ou ao jantar (cerca de 100g). Mínimo: três vezes por semana.
Incluir 1 a 3 colheres de sopa de soja cozinhada na alimentação diária ou beber um copo de bebidas de soja, como leite de soja.
Incluir abacate na porção de fruta pelo menos uma vez por semana. Deve comer-se 3 a 5 peças de fruta por dia.
1 a colheres de sopa destas leguminosas por dia.
Pode ser consumida diariamente na dose de fruta recomendada (3 a 5 peças de fruta por dia)
Cerca de 30g de frutos secos por dia

Abril 16th, 2010
Maria 
Escrito em 




gostaria de receber algumas dicas de alimentos sauáel combater a depressão ativa a memória, aguado respostas, obrigada