Alimentos como o leite e derivados têm um efeito calmante e os vegetais são ricos em nutrientes que ajudam a reparar danos causados pela tensão prolongada
Muitas pessoas bebem um copo de leite ou comem um iogurte antes de se deitarem para terem uma noite tranquila. Agora os cientistas descobriram porque é que este velho hábito é bom para combater o stress. O leite e derivados são ricos em nutrientes que activam a substância produzida pelos neurónios (conhecida como GABA) para contrabalançar os neurotransmissores estimulantes produzidos em excesso nas situações de stress, ou seja, funcionam como um calmante natural.
Fernando Gomez-Pinilla, investigador e neurologista da Universidade da Califórnia, defende mesmo que as alterações adequadas na dieta podem ser decisivas na resolução de problemas neurológicos. Num artigo que publicou na Nature Reviews Neuroscience, reuniu 160 estudos científicos sobre os efeitos da comida no cérebro. “Neste caso, os alimentos são como medicamentos que afectam directamente o sistema nervoso, e o facto de podermos alterar a nossa saúde mental através da comida é muito animador, pois significa que as mudanças alimentares podem ser encaradas como uma estratégia viável para proteger o cérebro”, defende o especialista.
OS VEGETAIS como couves, brócolos e pimentos são outros alimentos decisivos para combater o stress cerebral, devido aos seus compostos antioxidantes (vitaminas A, C e E, betacaroteno e selénio). Em situações de stress frequentes, algumas regiões do cérebro tendem a desgastar-se em situações de tensão prolongada e este tipo de alimentos é fundamental para proteger e reparar os danos causados nos neurónios.
Sugestões:
- Salmão, sardinha e cavala
- Espinafres
- Feijão
- Bife de Peru
- Aveia
Comer no mínimo três vezes por semana.
Incluir regularmente nas 4 a 5 doses de vegetais recomendadas por dia (uma dose é equivalente a uma chávena de chá).
Incluir nas porções de leguminosas recomendadas (uma a duas chávenas diárias).
Comer carnes magras e ovos pelos três vezes por semana.
Incluir nas quatro a cinco chávenas de cereais recomendadas por dia.

Abril 25th, 2010
Maria 
Escrito em 


