Archive for the ‘Comida Saudável’ Category

Pequeno-almoço á sua medida

As necessidades nutricionais de cada pessoa são diferentes e, por isso mesmo, escolher a sua refeição matinal ao seu estilo de vida é importante! Propomos-lhe que identifique a mulher que há dentro de si e passe a fazer um pequeno-almoço realmente equilibrado.

Pessoa Muito Activa

‘Isabel’ é enfermeira num hospital público. Passa o dia em pé, a percorrer os corredores e a subir e a descer escadas, sobrecarregando o seu corpo com o esforço físico que é necessário para as tarefas no cuidado com os pacientes. Como hobby, dedica-se ás viagens, escolhendo destinos com percursos de caminhada. Devido ao ritmo de vida agitada, gosta de começar o dia da melhor forma, dedicando pelo menos 20 minutos pela manhã a tomar um pequeno-almoço em casa. Não abdica do prazer e do sabor, mas preocupa-se com o seu bem-estar geral. (mais…)

Fugir ao stress

Alimentos como o leite e derivados têm um efeito calmante e os vegetais são ricos em nutrientes que ajudam a reparar danos causados pela tensão prolongada

Muitas pessoas bebem um copo de leite ou comem um iogurte antes de se deitarem para terem uma noite tranquila. Agora os cientistas descobriram porque é que este velho hábito é bom para combater o stress. O leite e derivados são ricos em nutrientes que activam a substância produzida pelos neurónios (conhecida como GABA) para contrabalançar os neurotransmissores estimulantes produzidos em excesso nas situações de stress, ou seja, funcionam como um calmante natural.

Stress

Fernando Gomez-Pinilla, investigador e neurologista da Universidade da Califórnia, defende mesmo que as alterações adequadas na dieta podem ser decisivas na resolução de problemas neurológicos. Num artigo que publicou na Nature Reviews Neuroscience, reuniu 160 estudos científicos sobre os efeitos da comida no cérebro. “Neste caso, os alimentos são como medicamentos que afectam directamente o sistema nervoso, e o facto de podermos alterar a nossa saúde mental através da comida é muito animador, pois significa que as mudanças alimentares podem ser encaradas como uma estratégia viável para proteger o cérebro”, defende o especialista. (mais…)

Aumentar a capacidade de concentração e raciocínio

Os cereais integrais fornecem energia para o funcionamento dos neurónios e os ovos têm nutrientes que ajudam nas actividades intelectuais muito exigentes.

O pequeno-almoço é fundamental para o desempenho cerebral. Mas os bolos e doces devem ser evitados, porque fazem disparar os níveis de açúcar no sangue, afectando o trabalho dos neurónios. “Deve comer-se alimentos que têm muita fibra, ou seja, os integrais”, diz a fisiologista teresa Branco. O ideal é começar o dia com pão ou cereais integrais, fruta e lacticínios. Esta estratégia contribui para alcançar um bom desempenho mental, porque mantém os níveis de energia mais tempo.

Legumes e frutas saudáveis

As proteínas também são essenciais para as actividades mentais exigentes. Um exemplo: se comer um prato de peixe e vegetais ao almoço vai sentir-se muito mais alerta e concentrado nas horas seguintes do que com uma refeição à base de massa, que tende a causar sono. Isto em parte é explicado pelo facto de o peixe ser rico em tirosina, que estimula a produção de substâncias essenciais para manter elevada a concentração e estimular o desempeno mental. Ovos, frango e peru não ricos em proteínas magras e aminoácidos essenciais, como o triptofano, que é a base de muitos neurotransmissores envolvidos em mecanismos complexos de raciocínio. (mais…)

Atrasar o envelhecimento com uma alimentação saudável

Uma alimentação rica em peixe, fruta e legumes combate as substâncias que causam envelhecimento cerebral. Os doces e gorduras em excesso são de evitar

O cérebro é composto por 60% de gordura, usada essencialmente para revestir os neurónios. Com o avanço da idade verifica-se muitas vezes que essa camada isolante se degrada, por isso são mais frequentes as falhas na memória, a perda de capacidade de concentração e o cansaço cerebral. Os estudos mais recentes vieram mostrar que a alimentação retarda o processo de envelhecimento quando se comem as gorduras certas em doses moderadas, como a que se encontra no peixe. “Este alimento tem ácidos gordos ómega-3, que combatem o envelhecimento cerebral” explica o médico americano autor do livro The Brain Diet (a dieta do cérebro). Em contrapartida, as gorduras nocivas, como as que estão na carne gorda, e nas margarinas industriais, entopem as artérias e prejudicam o fornecimento de sangue ao cérebro, contribuindo para o seu envelhecimento.

OUTRO FACTOR importante para preservar a juventude cerebral é o combate aos chamados radicais livres, substâncias químicas tóxicas presentes no ambiente (resultante da poluição, por exemplo) ou produzidas naturalmente no corpo, que danificam os neurónios. A dietista Patrícia Nunes, salienta que o não cumprimento de uma alimentação saudável é dos factores que mais nos impedem de ter uma cérebro jovem: ” O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, glícidos simples [produtos refinados como o pão branco e os doces] e o consumo de bebidas alcoólicas são hábitos largamente relacionados com o aumento da produção dessas substâncias nocivas ao organismo.” (mais…)

Melhorar a memória com os alimentos

O peixe e os frutos secos têm gorduras benéficas. O feijão, a soja e as nozes são ricos em nutrientes essenciais para o funcionamento dos neurónios

A química cerebral envolvida na memória depende muito da dieta. Um bom exemplo é a acetilcolina. tem um nome estranho, mas é essencial para o processo de memorização: funciona como um mensageiro químico natural de comunicação entre os neurónios. Ora, para fabricar este componente, o organismo precisa de matéria-prima, que é a colina, um nutriente que se encontra em vários alimentos vegetais como a soja, o feijão e frutos secos (um exemplo são as nozes) e ainda em produtos de origem animal, principalmente nos ovos.

Também aqui os ácidos gordos ómega-3 são elogiados pelos especialistas, porque ajudam a preservar a actividade cerebral. “Não só favorecem a criação de novo neurónios como protegem os já existentes, incorporando-se nas membranas das células nervosas que formam os circuitos neurológicos responsáveis por funções como a memória, explica o neurologista Greg Cole, investigador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Outros estudos desvendaram novas oportunidades na soja – este alimento estimula o hipocampo cerebral, precisamente a parte do cérebro responsável pelos mecanismos.

Alimento (mais…)

Azeite

O azeite é uma gordura e, embora esteja associada á prevenção de várias doenças, deve ser utilizado com a mesma moderação de outros alimentos com esta elevada densidade energética. Entre os benefícios na sua constituição, este ouro líquido tem ácido oleico, um ácido gordo que diminui o colesterol total e aumenta o colesterol HDl, mas também compostos antioxidantes como a vitamina E, os triterpenos, o esqualeno, ácidos fenólicos e compostos voláteis variáveis de acordo com a origem. Esta riqueza micro nutricional parecer estar na origem dos seus efeitos protectores de várias formas de cancro como o de pele e de mama, mas justifica também a elevada importância do azeite na alimentação mediterrânea, não é por acaso que os gregos eram das populações mais atléticas e saudáveis.

Conselho de Consumo:

Escolhe um azeite virgem extra, menos refinado e com maior riqueza nos compostos antioxidantes, para temperar em cru as verduras cozidas e saladas para assim aproveitares toda a riqueza nutricional. Podes também adicionar na sopa depois de retirares do lume. Para cozinhar podes optar por uma mistura de azeite refinado e virgem, no entanto deves preferir métodos com pouca adição de gordura como o estufado em cru aproveitando os sucos da carne e do peixe para um molho saboroso.

Nutricionalmente:

O azeite, pertencendo á família dos lípidos ou gorduras caracteriza-se enquanto grande fornecedor de energia:

  • 1 grama fornece cerca de 9 calorias. Para além disso, constitui uma reserva importante de elementos indispensáveis ao corpo, como vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) e ácidos gordos essenciais;
  • Reduz a acidez gástrica e , por isso, tem uma acção de protecção eficaz contra úlceras e gastrites;
  • Actua como um suave laxante, que não irrita o intestino nem a vesícula biliar;
  • Desde a antiguidade, é recomendada para diversas doenças de fígado;
  • Rico em antioxidantes, previne os efeitos nocivos da idade sobre as funções cerebrais e o envelhecimentos dos tecidos e órgãos em geral;
  • A nível ósseo, o azeite favorece a mineralização, estimulando o crescimento e favorecendo a absorção do cálcio;
  • Ao nível do aparelho circulatório, ajuda a prevenir a arteoescleose, causa de doenças do coração e de acidentes vasculares cerebrais;
  • Tem um efeito protector e tónico da epiderme;
  • Contribui também para a protecção de alguns tipos de cancro, particularmente o da mama.

E aqui está mais um alimento saudável para a sua alimentação equilibrada, quando consumido com moderação!

Chocolate preto contra o stress

Se te sentires stressado, comer chocolate preto diariamente pode ajudar-te, segundo um estudo publicado pelo American Chemical Society. Os 30 participantes foram divididos por grupos conforme o seu nível de ansiedade. Foi-lhes dado 40g de chocolate preto por dia durante duas semanas. As amostras de urina e sangue demonstraram que o perfil metabólico das pessoas com ansiedade era distinto e que ingerir chocolate preto diminui os níveis de hormonas relacionados com o stress e corrige outros desequilíbrios provocados pela ansiedade.